top of page

Como fazer: Mala de Viagem


Estou recebendo várias perguntas sobre a Mala Inteligente, um serviço que ofereço em meu site, por isso resolvi fazer esse post e tentar sanar a maior quantidade de dúvidas possíveis, pois sei que ofereço um serviço “de luxo” e muitas pessoas que precisam não podem me contratar então... aproveite o post!


O serviço consiste basicamente em ir até a casa da cliente e preparar a mala para ela com sugestões minhas deixando tudo à mão, organizado, looks fotografados, tudo anotadinho, etiquetado e com bom aproveitamento de espaço (precisa caber o impossível).


Quem me contrata para isso? Mulheres com rotinas super corridas que não têm tempo de organizar sua mala corretamente, ou que têm dúvidas sobre o que levar para uma viagem importante que nunca fizeram antes, quais looks usar em determinados locais... enfim.

Aqui vão algumas dicas que norteiam o meu trabalho ao preparar uma mala:



1) ANTECEDÊNCIA

Começar a mala com dias de antecedência: talvez você precise adquirir algo ou até mesmo lavar algumas roupas que não estão disponíveis e você quer usar na sua viagem, então planeje a mala alguns dias antes pra não ter imprevistos depois.


2) QUANTOS DIAS E PREVISÃO DO TEMPO

Uma mala para 2 dias de viagem é totalmente diferente de uma mala pra 2 semanas, certo? Então nem pense que é só aumentar os looks que tá tudo certo não, precisa pensar bem pra não levar um caminhão junto né miga? Brincadeiras à parte, anote os dias que você estará lá e a previsão do tempo atualizada para cada um deles. Uma mala inteligente deve funcionar além da previsão, precisa ser versátil e caber o necessário.


3) OBJETIVO: DESTINO & ROLÊS

Simplesmente não dá pra decidir tudo na hora. Saber onde você irá durante essa viagem faz toda a diferença na hora de montar a mala. Serão passeios ao ar livre? Lá venta muito? Tem lama? Vai caminhar o dia todo no parque... ou no shopping? Terá que tipos de festas a noite? E jantares? Luau na praia, festa de gala, trilha e cachoeira... tudo precisa ser considerado ao escolher os looks. Não subestime o poder do planejamento.

Caso você esteja indo pela primeira vez a algum lugar, pesquise as opções de passeio, se precisa reservar horário e já anote suas necessidades de look: conforto ou glamour? Por exemplo. Aproveite pra pesquisar como as pessoas que frequentam esses lugares se vestem, assim você já terá uma boa dica de quais peças levar.


4) LOOKS

Uma boa dica é começar pelos calçados: Se vai caminhar muito, priorize os confortáveis como tênis, botas de trilha, slip-ons, rasteiras confortáveis. Evite calçados muito volumosos pois ocupam todo espaço da mala e evite também os diferentões se você não os usa no dia-a-dia, porque certamente não conseguirá coordená-los numa viagem. Praticidade é lei numa mala inteligente: leve sapatos que usará no mínimo 2 vezes. Exemplo: você precisa mesmo de um salto preto e um nude? Na maioria das vezes ambos podem ser substituídos por um só. Armazene-os em saquinhos (de preferência transparentes pra facilitar a identificação).


Em seguida veja as partes de baixo que combinam e que atendem às mesmas necessidades e na sequência as partes de cima. Não esqueça que partes de baixo podem ser usadas mais de uma vez caso estejam limpas, então é nessa etapa que você pode ganhar espaço na mala. Leve ao menos 2 blusas para cada parte de baixo e no máximo 2 looks extras para 1 semana de viagem – acredite, você não precisará de mais que isso. Normalmente estamos tão empolgadas na viagem que nem lembramos de trocar de roupa tantas vezes.

Sobre as roupas, opte por peças mais básicas que rendem várias combinações. Como estamos no verão, prefira tecidos que permitem que a pele respire e trazem conforto térmico (viscose, modal, liocel, poliamida, algodão). Outra boa dica é optar por vestidos e macaquinhos que ocupam espaço de uma peça só.


Fotografe: Sabemos que essa dica é mais velha que andar pra frente e se eu bato nessa tecla é porque funciona! Fotografar os looks antes de guardar na mala economiza muito tempo, assim você não precisa pensar muito na hora da viagem e pode aproveitar ao máximo. Eu costumo fazer o máximo de combinações possíveis com as mesmas peças, assim a cliente pode escolher a foto que mais lhe agradou e tem outras opções pra substituir caso uma das peças suje, por exemplo.


Acessórios: leve em uma nécessaire para evitar acidentes. Mas leve apenas os que você mais gosta e realmente usa. Seja sincera!

Ah, não esqueça dos saquinhos pra armazenar a roupa suja, caso não tenha lavanderia lá.


5) ESPAÇO

Usar várias nécessaires pequenas pode ser mais vantajoso que uma grande. Dessa forma dá pra encaixá-las nos espacinhos vazios da mala e otimizar o espaço. Eu recomendo uma para Banheiro, uma de Maquiagem, e caso esteja no roteiro, uma para Praia.

Aproveite as dobras inteligentes que também fazem total diferença. Você pode optar por fazer rolinhos com o look inteiro caso seja uma pessoa mais prática. A ordem que eu sigo é simples: começar a preencher a mala pelos calçados/objetos e peças que correm risco de estragar caso sejam amassadas, depois peças mais grossas e por último as mais finas.


Aparelhos eletrônicos (quebráveis): devem ser transportados em suas caixas originais ou envoltos por plástico bolha, espumas e acomodados de forma que tudo que fique envolta deles amorteça o impacto, pois sempre haverá atrito no transporte! Se possível, leve com você na mala de mão - e sempre longe dos cremes/líquidos.


Itens de higiene: devem ser transportados nos menores frascos possíveis e somente os itens indispensáveis. Não leve o arsenal de cremes afinal, o intuito é se divertir e passear, né?


6) MALA DE MÃO

Item importantíssimo! Nela precisam estar: itens de higiene rápida como escova de dentes, desodorante, toalhinha, lenço umedecido e itens de segurança: uma roupa extra, documentos, carregador de celular.

Também recomendo snacks pra beliscar durante o trajeto, fone de ouvido, um livro caso você fique presa em alguma conexão e uma make básica – caso queira sair plena quando chegar ao destino.

Se você toma alguma medicação contínua, ela deve estar em sua mala de mão (o suficiente para o tempo em que estará fora de casa) e de preferência junto com a receita médica. Eu também levo dramin porque fico enjoada com facilidade e algum analgésico.


7) LOOK DA VIAGEM

Para viajar com tranquilidade conforto é fundamental. Opte pelo seu look de passeio mais confortável da vida = calça que não aperta, blusa de tecido natural soltinha, sapato que não precise de muita enrolação pra calçar e tirar, uma blusinha caso esfrie (de preferência que não amasse). Procure evitar acessórios compridos (colares, brincos) na hora de viajar, pois eles acabam incomodando, enroscando no cabelo, na mala ou até perdidos no meio da correria.

Se for uma viagem à trabalho e algum colega/chefe for te esperar no aeroporto, por exemplo, convém optar por uma roupa que você usaria no trabalho (evite transparência, destroyed, saia curta e roupas muito abertas/decotadas). Mas se for à passeio se joga, merecemos férias!


8) SEGURANÇA

Identificação da mala: Esse é um dos itens mais importantes né? Não esqueçam de identificar suas malas com nome completo, telefones para contato (pelo menos 2), cidade e destino, pra facilitar caso sua mala seja extraviada. Deus me livre – mas acontece! Se a mala não estiver identificada dificulta pra todo mundo. Também recomendo passar um cadeado com senha caso tenha itens de grande valor lá dentro.


Documentação: Seja esperta e fotografe todos os seus documentos (e passagens), depois envie uma cópia para o seu e-mail. Caso aconteça uma surpresa desagradável, você terá cópia de tudo e não perderá sua viagem. Lembre-se que não podemos controlar tudo que acontece, mas com precaução nossa viagem tem tudo pra dar certo! ;)

Não esqueça os cartões e dinheiro trocado no bolso pra emergências.



Dica bônus - Desamassar roupas de última hora

Assim que chegar ao hotel/airbnb retire da mala as peças que mais amassam e pendure-as em cabides. Coloque dentro do banheiro e o vapor do chuveiro ajudará muito a desamassar a roupa caso você não tenha outra alternativa.

Eu tenho um truque: borrifar uma solução de vinagre + água + 1 gota de óleo essencial (da sua preferência, sugiro lavanda) e deixar a peça secar no cabide não só desamassa como traz de volta aquele cheirinho de roupa limpa e fresca.


É isso gente, espero que tenham curtido as dicas e caso ainda restem dúvidas é só me perguntar aqui no site ou lá no Insta @kellydutrastylist. mesmo.

Beijo e boa viagem a todas!

bottom of page